O Inbound e o Outbound são duas maneiras distintas de se trabalhar estratégias de marketing para conquistar clientes. Com isso, podemos entender que ambos têm o objetivo em gerar mais vendas.
Contudo, é preciso definir seus objetivos, para escolher uma das metodologias. Enquanto um visa que o cliente seja impactado com conteúdo relevante para o seu negócio e chegue até o produto ou serviço que deve ser vendido. O outro, é mais tradicional e trabalha com a prospecção ativa.
Então, vamos entender mais dessas duas estratégias?
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah
Portanto, conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing tem o objetivo de conquistar e fidelizar clientes. Assim, a metodologia segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
A principal diferença entre o marketing tradicional, que chamamos de Outbound Marketing, e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Assim, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.
Então podemos resumir que o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:
O Outbound Marketing, conhecido como marketing tradicional, tem o objetivo de trazer clientes por meio de uma oferta. Como resultado, cria promoções de produtos ou serviços.
Propagandas e outros meios tradicionais de publicidade, como outdoors e até panfletos, são exemplos dessa estratégia. Por vezes, isso também pode ser feito utilizando as mídias digitais.
Assim, através de anúncios patrocinados sua empresa pode selecionar, por exemplo: o perfil, a região e até mesmo o interesse do cliente.
Definitivamente, uma estratégia não elimina a outra, na verdade em muitos casos elas podem se complementar.
Definir o objetivo do seu negócio, ajuda a entender qual a melhor estratégia que alcança o resultado esperado.
Dessa forma, mais algumas considerações finais:
Enfim, se precisa de ajuda com o marketing da sua empresa agende uma reunião com a Positiva!