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Criar Loja Virtual

Criar uma Loja Virtual é o sonho de muitos que querem empreender pela internet. Porém, existem os primeiros passos para criar uma loja virtual.

Após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos em 2021. Quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%.  Na média do último ano, foram criadas 789 novas lojas virtuais. O ritmo de crescimento do e-commerce no País desde 2015 chega a uma taxa anualizada de 23,69%.

A expansão é um indicador do grande esforço que os lojistas têm feito para alcançar os consumidores, especialmente quando se fala de pequenos e médios empreendedores, como revela a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro“, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp. Mesmo com um volume relevante de lojas, ainda há espaço para o crescimento do segmento no País. Uma vez que apenas 6,19% do varejo brasileiro faz vendas online.

Então, se você deseja criar uma loja virtual é importante entender os primeiros passos antes do lançamento.

Defina o Nicho

Ninguém abre uma loja física sem saber o que vender, certo? Assim, não é diferente com a loja virtual.

É importante o planejamento, por isso, existe o serviço de pesquisa de mercado que, no qual irá contar com um profissional para lhe ajudar. Caso essa não seja uma opção, você pode contar com materiais online, como esse do Sebrae.

Identidade

Depois de definir o que a sua loja vai vender, precisamos pensar na identidade dela. Isso inclui a criação do seu logotipo e manual de identidade.

E para começar certo, é importante que seja feita a consulta junto ao INPI, do nome escolhido. Esse processo, evita que você crie sua identidade, com um nome que pode estar registrado por outra pessoa.

Outra consulta necessária, é no registro de domínio, que define o nome que escolheu para sua loja virtual, exemplo “www.seusite.com.br”.

Contudo, temos um artigo aqui no blog da Positiva, explicando um pouco mais sobre as diferenças de registro de marcas e domínio de site.

Os benefícios da formalização

Segundo a legislação brasileira, emitir um CNPJ para e-commerce não é obrigatório. Porém, isso não significa que não é altamente recomendado.

Assim, loja virtual precisa de CNPJ? Não, mas quando o negócio é formalizado,  ganha maior credibilidade. Afinal, a maioria das pessoas prefere ter a segurança de comprar com uma empresa formalizada. Por exemplo, que emite nota fiscal.

Outra vantagem, é a possibilidade de vender em marketplaces. Pois a grande maioria aceita apenas empresas formalizadas.

Com a possibilidade do MEI em várias categorias de atividades, nossa recomendação é no mínimo essa formalização, para começar a sua loja virtual.

Estrutura básica para Criar uma Loja Virtual

Então, depois dessa primeira etapa administrativa, você deve pensar na estrutura da sua loja virtual. Se atente aos seguintes pontos:

Sobretudo, a fotografia do seu produto também merece destaque nessa estrutura. Afinal, é a foto que irá demonstrar todos os detalhes do seu produto, tal qual a descrição que você irá incluir no cadastro.

Dessa forma, você garante que o cliente possa ter uma experiência mais completa em sua loja virtual com todos os detalhes possíveis, assim como acontece numa loja física.

Então, se você está pensando em criar uma loja virtual antes da Black Friday, conte com a Positiva! Vamos conversar? Clique aqui!

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