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Inbound ou Outbound Marketing

O Inbound e o Outbound são duas maneiras distintas de se trabalhar estratégias de marketing para conquistar clientes. Com isso, podemos entender que ambos têm o objetivo em gerar mais vendas.

Contudo, é preciso definir seus objetivos, para escolher uma das metodologias. Enquanto um visa que o cliente seja impactado com conteúdo relevante para o seu negócio e chegue até o produto ou serviço que deve ser vendido. O outro, é mais tradicional e trabalha com a prospecção ativa.

Então, vamos entender mais dessas duas estratégias?

O que é Inbound Marketing?

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah

Portanto, conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing tem o objetivo de conquistar e fidelizar clientes. Assim, a metodologia segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

A principal diferença entre o marketing tradicional, que chamamos de Outbound Marketing, e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Assim, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Então podemos resumir que o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, conhecido como marketing tradicional, tem o objetivo de trazer clientes por meio de uma oferta. Como resultado, cria promoções de produtos ou serviços.

Propagandas e outros meios tradicionais de publicidade, como outdoors e até panfletos, são exemplos dessa estratégia. Por vezes, isso também pode ser feito utilizando as mídias digitais.

Assim, através de anúncios patrocinados sua empresa pode selecionar, por exemplo: o perfil, a região e até mesmo o interesse do cliente.

Inbound ou Outbound, qual escolher?

Definitivamente, uma estratégia não elimina a outra, na verdade em muitos casos elas podem se complementar.

Definir o objetivo do seu negócio, ajuda a entender qual a melhor estratégia que alcança o resultado esperado.

Dessa forma, mais algumas considerações finais:

  • A comunicação do Inbound é menos agressiva, ao contrário do Outbound;
  • O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Maketing Tradicional;
  • Ações de ofertas aplicadas pelo Outbound podem gerar um resultado mais rápido;
  • O relacionamento do Inbound pode criar um cliente mais fidelizado;

Enfim, se precisa de ajuda com o marketing da sua empresa agende uma reunião com a Positiva!

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