Como receber pagamentos online. O assunto que vamos abordar hoje trata-se de algo muito comum para quem já vende online. Mas pode ser de grande ajuda para quem está entrando no mundo digital, certo?
Existem diversas formas de você conseguir receber um pagamento online, mesmo se não tiver uma loja virtual ou vender um serviço em vez de um produto. Porém, as plataformas que vamos falar são: Pagseguro e Pagar.me.
A mais conhecida, de forma geral, provavelmente é o Pagseguro. Com muitas propagandas, tanto no online como no offline, a empresa também apostou na divulgação de suas maquininhas para as vendas presenciais.
Agora o que você pode não saber, é que é possível, dentro da sua conta do Pagseguro, gerar solicitações de pagamentos online. Essa modalidade permite enviar uma cobrança via e-mail para o seu cliente. de qualquer serviço ou produto.
Imagine que você vende um serviço e não um produto. Então é comum que não tenha uma loja virtual, mas, mesmo assim, poderá se beneficiar em utilizar o Pagseguro. Pois pelo painel de controle da própria plataforma é possível enviar a cobrança por e-mail e o seu cliente poderá escolher como vai pagar.
São oferecidos ao cliente as formas de pagamento, como: boleto, cartão de crédito e, em alguns casos, até transferência bancária.
Depois que o cliente efetua o pagamento, você recebe um e-mail de confirmação que ele foi aprovado. Lembrando que mesmo que o cliente tenha efetuado o pagamento parcelado, você receberá o pagamento integral. O que pode mudar é o tempo de recebimento, depende do que foi selecionado na hora do cadastro. Geralmente as opções de recebimentos online ficam entre 15 a 30 dias e também essa escolha fará diferença em suas taxas.
Para conferir as taxas de cobrança do Pagseguro, acesse aqui!
Então, resumindo, se você precisa receber um pagamento de forma online, realize um cadastro de pessoa física ou jurídica no site www.pagseguro.com.br. Depois, quando estiver no painel do Pagseguro, localize no menu lateral a opção “venda online”. Selecione a opção “solicite pagamento”.
Abrirá uma tela que você deve informar o e-mail e nome do seu cliente. Então, logo abaixo, informe a descrição do produto ou serviço, quantidade e valor. Se houver frete, selecione a opção e informe o valor fixo que já calculou. Se preferir, coloque o frete também no valor total da descrição e deixe a opção frete sem nada.
Existe também um campo de mensagem para o seu cliente. Esse campo pode ser preenchido com informações para que ele entenda a cobrança que está recebendo. Por exemplo, se você fez uma venda por Whatsapp ou Instagram, informe neste espaço sobre isso “venda feita por whatsapp no dia 30/03/2020 pela atendente Maria” ou ainda “Cobrança do serviço referente ao mês de março”.
Clique agora no botão “revisar antes de enviar”. Posteriormente, o site irá lhe retornar com as informações para conferência e você pode finalizar o envio da cobrança se estiver tudo correto.
Agora é só aguardar a confirmação de pagamento do cliente. Depois, na sua conta do Pagseguro ,em extratos de transações, também será possível saber a data que esse dinheiro estará disponível para saque em sua conta bancária. Aguarde essa data e no dia indicado, solicite o saque; dali 3 dias úteis, no máximo, o dinheiro estará em sua conta!
Agora vamos falar sobre a opção do Pagar.me, que é bem parecida com o Pagseguro. Porém, o serviço que queremos destacar aqui é a opção de enviar um link de cobrança.
Diferente da opção que falamos acima, que vai por e-email, essa opção Link.me, da plataforma Pagar.me, é possível compartilhar links de pagamentos pelo Whatsapp, Instagram e Facebook. Bacana, né?
Para utilizar essa forma de pagamento online, será necessário baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android. Posteriormente, realizar o cadastro de pessoa física ou jurídica. Mas se você for cliente da máquina Stone, terá uma opção de cadastro diferente.
Depois do cadastro confirmado, ao acessar o aplicativo, note que terá um botão verde com um “+”. Clique nele para poder criar o seu link de cobrança. O sistema é bem intuitivo e basta ir preenchendo os dados, como nome do link, produto e valor. Depois ele irá lhe mostrar algumas ideias de recebimento ou poderá personalizar a sua própria. Essa opção personalizada é melhor caso queira limitar o vencimento do boleto, quantidade de parcelas para o cartão e opções e juros de parcelamento.
Para verificar as taxas do Pagar.me, clique aqui!
As diferenças entre o Pagseguro e o Link.me estão nas taxas, tempo de recebimento e forma de enviar a cobrança online.
Analise qual faz mais sentido para o seu cliente. Se ele tem e-mail, talvez seja melhor o Pagseguro. Se ele não tem e-mail, o Link.me será a melhor opção, pois você irá enviar para ele o link da cobrança direto pelo Whatsapp ou Redes Sociais.
O importante é ter opções de pagamento que vão lhe ajudar a receber online!
Gostou dessa dica? Quer saber mais sobre vendas online? Deixe nos comentários para sabermos!